PESSOAS OTIMISTAS

Mesmo em momentos difíceis você pode ser uma pessoa otimista

O seu copo está metade cheio ou metade vázio? Ou não há mais água no seu copo? Há muitas razões para o pessimismo abrangente no momento: não apenas para se livrar da coroa, a Rússia (=Putin) ameaça o mundo inteiro com guerra e armas nucleares, nenhum teto nos preços do gás, inflação e recessão global ameaçam. E, claro, a maioria tem suas próprias preocupações e tristezas pessoais além dessas. A situação está causando medo, ansiedade e pessimismo em muitas pessoas.

 

O otimismo pode ser difícil de manter nessas circunstâncias. Mas, apesar de tudo, os otimistas ainda estão otimistas e têm confiança no futuro, se não tanto quanto há alguns anos, mas mesmo assim. O otimismo é sensato ou compreensível no contexto atual? No entanto, há muito otimismo.

De onde vem o otimismo

Estudos mostram que cerca de 25% do otimismo é hereditário. O temperamento que adquirimos através dos genes determina se uma pessoa é otimista ou pessimista por natureza. Além da hereditariedade, o otimismo é influenciado pelo ambiente de crescimento e vida, conexões familiares e sociais, educação, trabalho, status socioeconômico e experiências pessoais.

 

O otimismo surge do efeito combinado de antecedentes hereditários e comportamento sobre como uma pessoa interpreta sua vida. O otimismo pode ser escolhido, pelo menos na maior parte, em vez de ser sempre pessimista. Se você enfrenta a adversidade, o ponto otimista é que é apenas temporário, da próxima vez tudo vai dar certo ou eu vou fazer melhor, a razão não estava em mim, ou que você pode aprender algo com isso.

 

De acordo com a interpretação pessimista, a adversidade mostra novamente que continuarei me sentindo mal, incapaz ou incapaz de fazê-lo, ou que sempre terei azar. Apesar do otimismo, nem tudo muda para melhor, adversidades, acidentes, desastres acontecem, há maldade suficiente no mundo. Mas o otimista aceita a situação e o fato de que nem todas as coisas podem ser influenciadas, mas algumas podem, e isso é bom, vale a pena trabalhar nessa direção.

Diante da adversidade, muito depende de como interpretamos a situação.

O otimismo pode ser aprendido

Mesmo que você tenha herdado uma qualidade de caráter pessimista, você pode praticar e aprender uma atitude mais otimista. Há muitas coisas que estão sob nosso controle que afetam nossas atitudes. O otimismo pode se tornar um hábito .

A questão é como interpretamos as situações à frente. A primeira interpretação que vem à mente pode não ser a única ou correta. Essa habilidade é fundamental para iluminar o próprio pensamento e aumentar a paz interior. O pensamento de “sempre me machuca” ou “ninguém me ajuda” coloca nossas mentes e corpos em um estado emocional negativo.

 

Tente manter sua mente aberta a todas as opções. Fale consigo mesmo de forma encorajadora e positiva : “tudo é possível” ou “coisas boas estão acontecendo”. Tais sentenças, as chamadas. afirmações positivas, confirmações, foram consideradas muito úteis em vários estudos.

 

O subconsciente é milagroso porque acredita que tudo o que você pensa é verdade. Seu subconsciente não se opõe, ele aceita o que sua mente consciente declara a ele. Gradualmente, você também começará a acreditar conscientemente nisso. Claro, isso não acontece em um instante, leva tempo.

E lembre-se: o otimista vive um pouco mais.

Como manter o otimismo em tempos complicados

Embora eu mesmo tenha sido propenso ao pessimismo por natureza, ainda assim encontrei algumas maneiras pelas quais fui capaz de elevar meu próprio otimismo. Eles também podem ajudá-lo:

1 . Mantenha o controle de notícias e feeds de notícias de mídia social e atualizações. Quanto mais você está exposto à enxurrada de notícias assimétricas da mídia, mais ela empurra seu pensamento e interpretação da situação para mais pessimista. A percepção geral do estado do mundo está cada vez mais distorcida nas notícias e nas mídias sociais.

Há sempre mais más notícias do que boas notícias na televisão e nos jornais porque atraem uma grande audiência. Isso afeta negativamente o estado psicológico geral e cria um ruído de fundo desnecessário que interfere na vida real e nos objetivos pessoais.

Na situação atual, a ignorância intencional pode ser útil.

2. Evite interagir com pessoas negativas e pessimistas da melhor maneira possível. A negatividade é contagiosa. Felizmente, as emoções positivas também podem ser contagiosas, vale a pena procurar as pessoas ideais

 

3. Tome uma atitude estóica em relação às coisas, à situação atual do mundo.  O princípio básico do estoicismo é: Mude as coisas que você pode e aceite as coisas que você não pode. Reconheça o que você controla e o que você não pode controlar. Os estóicos enfatizam que o homem nunca pode controlar o que acontece com ele ou ao seu redor.

Somente suas próprias ações e pensamentos são aqueles que você pode influenciar a si mesmo. Somente quando paramos de nos importar com o que está fora de nosso controle e, em vez disso, voltamos nossa atenção para o que está fora de nosso controle, podemos ter paz de espírito.

4. Não leve o sofrimento de outras pessoas e o mal do mundo em seu próprio coração. Você não pode salvar e ajudar a todos. Se você puder ajudar, ajude, mas se não houver essa oportunidade, você pode continuar sua vida sem remorso.

5. Pense e considere as coisas positivas: Korona está começando a acabar, a primavera e o verão estão chegando (e seus outros eventos agradáveis). Pense como um de meus amigos de juventude diante da adversidade: depois de oitocentos anos, não importa. Todas as crises terminam às vezes e então você bebe cerveja.

 

Situações extremas criam a sensação de que estamos vivenciando algo inédito. Mas este não é o caso. A vida é dez por cento do que você experimenta e 90 por cento de como você se sente sobre isso. Dorothy M. Neddermeyer

 

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