VOCE É OTIMISTA OU PESSIMISTA

Como fazer do otimismo um hábito que dura a vida inteira

O otimismo compensa no fim das contas para qualquer pessoa.Você é otimista ou pessimista ? Em muitos aspectos, você deve ser otimista. Segundo a Associação médica finlandesa duodecim, a expectativa de vida média de quem tem uma atitude negativa em relação ao futuro é até dez anos pior do que a de quem tem uma atitude mais positiva em relação ao futuro.

 

A análise estatística mostrou que os pessimistas se irritam com mais frequência, por mais tempo e com mais intensidade. É adversamente afetado por estilos de vida e expectativa de vida. O pessimismo é uma atitude perigosa em relação à vida que resulta em níveis elevados de colesterol, aumento do uso de álcool e tabaco e dificuldades interpessoais.

 

Surpreendentemente, a análise mostra que a positividade também tem um impacto direto na receita. Positivo Ganha em média dez mil euros por ano a mais do que aquele que se considera negativo.

O Índice V

Na análise, os pesquisadores criaram um “ v-index ”, que mediu a carga causada pelo incômodo. A frequência, quantidade e duração do aborrecimento foram incluídos. O v-index também foi associado ao tempo de vida. Se o índice marcou muitos pontos, a expectativa de vida diminuiu em anos, para os homens de cerca de 75 anos para menos de 70 anos de idade. O efeito foi menor nas mulheres.

 

Quanto mais brilhante uma pessoa era sobre o futuro, menos as adversidades cotidianas o sobrecarregavam. E vice-versa: quanto mais negativa a atitude, mais aborrecidas as pessoas ficavam. O pessimista pode não ficar desapontado, mas se irrita com mais frequência, por mais tempo e mais, concluíram os pesquisadores.

Resposta à pergunta maior de Paavo Väyrynen “Posso morrer de foder?” é: “Talvez não diretamente, mas aumenta significativamente os riscos”.

 

Otimismo de aprendizagem

Novas descobertas das áreas de psicologia positiva e pesquisa do cérebro parecem indicar que um pessimista não deve afundar definitivamente no desespero por causa de sua condição. O otimismo é uma característica que é determinada principalmente por meio da educação e do aprendizado. Estima-se que a herdabilidade do otimismo seria em torno de 25%. As crianças nascem otimistas, mas com o tempo algo (a vida) acontece.

 

É possível aprender otimismo. Requer uma prática tenaz. O otimismo é o caminho. Com prática determinada, cada um de nós pode aprender a ser mais feliz.Uma maneira de encontrar o primeiro pequeno passo na direção do otimismo que se mostra eficaz é muito simples: anote três coisas boas no caderno todas as noites ou no dia seguinte ao evento.

 

Essas coisas não precisam ser grandes ou complicadas, mas de preferência detalhadas. Por exemplo: uma boa refeição, um bom papo com conhecidos, um bom passeio na hora de vir trabalhar, reencontrar um velho amigo, um recado amigo de um colega de trabalho, um belo pôr do sol.

 

Este método irá treiná-lo para perceber as coisas positivas, que é uma das características de uma pessoa otimista. Também causa novas conexões nervosas no cérebro para nos ajudar a começar a pensar de forma mais positiva. À medida que exercitamos nossa capacidade de buscar e estar cientes dos aspectos positivos da vida, estamos ao mesmo tempo neutralizando a tendência inata do cérebro de procurar e localizar coisas negativas.

 

A melhor coisa sobre esse exercício são seus efeitos a longo prazo. Em um estudo , as pessoas que fizeram o exercício das “três coisas boas” se sentiram mais felizes e menos deprimidas em apenas algumas semanas. Quanto mais o exercício continuasse, mais positivos os sentimentos dos indivíduos se tornavam.

 

Outras formas de promover o otimismo e melhorar o humor foram encontradas em pesquisas, como meditação e exercícios de atenção plena, além dos meios usuais de estar na natureza. Não são as coisas que nos incomodam em si, mas as percepções que temos dessas coisas. Epicteto

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