SE TORNAR UMA PESSOA OTIMISTA

19 Dicas Para Se Manter Positivo: e se tornar uma pessoa otimista

Todos nós enfrentamos desafios de vez em quando, mas é nossa reação a esses desafios que determina a rapidez com que podemos superá-los. Normalmente, existem dois tipos de pontos de vista que as pessoas têm em relação aos desafios – otimistas ou pessimistas.

Embora todos possam ter uma tendência natural a ter uma visão ou outra, sua capacidade de ser otimista quando surgem desafios afetará seu sucesso geral e sua perspectiva de vida.

Hoje, compartilharei com você por que sua felicidade depende de ser otimista e apresentarei 19 maneiras pelas quais você pode começar a ser mais otimista agora.

 

Como o Otimismo Afeta A Felicidade

Enquanto sua saúde física é muito importante para sua qualidade de vida e longevidade, sua saúde mental é igualmente importante. Sua saúde mental afeta a maneira como você faz quase tudo em sua vida.

Estudos mostram que pessoas otimistas são menos propensas a sofrer de uma doença crônica. Eles vivem 11-15% mais e têm uma chance maior de viver além dos 85 anos.

Pessoas otimistas têm melhor segurança no emprego, são mais propensas a ter sucesso em suas carreiras e têm maior satisfação no trabalho. Eles são capazes de transformar decepções em motivação, o que leva ao aumento da produtividade e das realizações.

Pessoas otimistas adoecem com menos frequência e se recuperam mais rapidamente.

A verdadeira medida de “aptidão mental” é o quão otimista você é sobre si mesmo e sua vida.

19 Maneiras De Ajudá-Lo A Permanecer Otimista Em Qualquer Situação

Para se tornar mentalmente apto, você precisa aprender a controlar seu pensamento de maneiras muito específicas para se sentir bem consigo mesmo e com sua situação, não importa o que aconteça.

Então, aqui estão 19 dicas que você pode começar a usar para ajudar com o pensamento positivo, superando desafios e atraindo sucesso em sua vida.

1. Controle Suas Reações e Respostas

Existem algumas diferenças básicas nas reações de otimistas e pessimistas. A primeira diferença é que o otimista vê um revés como temporário, enquanto o pessimista o vê como permanente.

O otimista vê um evento infeliz, como um pedido que falha ou uma visita de vendas que falha, como algo limitado no tempo, parte do processo e que não tem impacto duradouro no futuro.

O pessimista, por outro lado, vê as situações negativas como danosas e precursoras do que está por vir no futuro. Eles vêem essas experiências como parte do destino.

Então, quando você se encontrar em uma situação difícil ou decepcionante, reserve um momento para realmente refletir sobre o desafio antes de reagir. Tente visualizar o próximo passo em direção à melhoria, em vez de responder aos contratempos sobre os quais você não tem controle.

Não deixe que um evento negativo afete os outros aspectos de sua vida e as oportunidades que você enfrenta.

2. Isolar o Incidente e não para no caminho

Outra diferença entre o otimista e o pessimista é que o otimista vê a dificuldade como um evento singular, enquanto o pessimista as vê como universais.

Isso significa que, quando as coisas dão errado para o otimista, ele vê o evento como um incidente isolado em grande parte desconectado de outras coisas que estão acontecendo em sua vida.

Um pessimista vai pegar o incidente e adicioná-lo a uma lista de outras coisas acontecendo em sua vida. Eles têm uma visão amplamente negativa de tudo e tendem a expandir o estresse que sentem em relação a um problema para outras áreas não relacionadas de sua vida.

Portanto, para permanecer positivo, tente se lembrar de que só porque você está enfrentando um revés em uma área – seja um projeto no trabalho ficando para trás ou não atingindo um marco definido – não significa que todo o objetivo seja obsoleto. Você pode simplesmente precisar modificar seu plano.

Um único contratempo pode parecer grande no momento, mas, na realidade, você pode superar rapidamente a maioria dos contratempos com a perspectiva certa. Isolar o incidente permite que você enfrente o revés e depois siga em frente.

3. Veja os Contratempos Como Eventos Temporários

Por exemplo, se algo com o qual você estava contando não se materializasse e você interpretasse para si mesmo como um evento infeliz, mas algo que acontece no curso da vida e dos negócios, você estaria reagindo como um otimista.

O pessimista, por outro lado, vê as decepções como sendo generalizadas. Ou seja, para eles são indícios de um problema ou deficiência que permeia todas as áreas da vida.

Se você se encontra nessa situação, reserve um momento para se lembrar de que você sempre é capaz de fazer mudanças e nada é definitivo. Uma mentalidade de copo meio cheio leva um otimista a acreditar que algo melhor está por vir, dando-lhes algo pelo que trabalhar.

Um pessimista desiste, deixando que um único revés afete as outras áreas de sua vida. Isso pode causar um efeito cascata negativo em sua vida, enquanto a pessoa com uma visão otimista permanece motivada em qualquer situação e usa o poder do pensamento positivo.

 

4. Não Leve o Fracasso Para O Lado Pessoal

Às vezes, pode ser extremamente difícil ver o lado positivo do fracasso. Um otimista vê os eventos como externos, enquanto os pessimistas interpretam os eventos como pessoais.

Um otimista tenta não levar as situações negativas para o lado pessoal ou como um reflexo de sua autoestima. Embora o fracasso não seja algo com o qual alguém queira lidar, o otimista o usa como uma oportunidade de aprendizado.

Se o otimista for interrompido no trânsito, por exemplo, em vez de ficar com raiva ou chateado, ele simplesmente diminuirá a importância do evento dizendo algo como: “Ah, bem, acho que essa pessoa está apenas tendo um dia ruim”.

O otimista não acha que eles foram cortados porque essa pessoa tinha intenções maliciosas contra eles. O pessimista, por outro lado, tende a levar tudo para o lado pessoal. Se o pessimista for interrompido no trânsito, ele reagirá como se o outro motorista tivesse agido deliberadamente para perturbá-lo e frustrá-lo.

Quando se deparar com o que pode parecer um fracasso, analise o papel que você pode ter desempenhado nele para ver o que você pode fazer de maneira diferente para melhorar ou evitar uma situação semelhante no futuro. Se as circunstâncias estiverem fora de seu controle, não leve para o lado pessoal. Seja autoconsciente e assuma a responsabilidade por suas ações e veja as ações dos outros como fatores externos fora de seu controle.

5. Coloque As Coisas Em Perspectiva

Olhar para o quadro maior permite que você aja com calma e trabalhe em qualquer situação, como o otimista fez no exemplo acima. Na verdade, você pode ir além e transformar qualquer situação negativa em positiva . Ao permitir que a pessoa o interrompa, você pode tê-la ajudado a chegar ao trabalho na hora ou cumprir um prazo.

Quando eventos negativos acontecem, coloque-os em perspectiva. Veja o quadro geral e não se prenda aos detalhes.

Lembre-se de que os contratempos inevitáveis ​​que você enfrenta são temporários, específicos e externos. Veja uma situação negativa como um evento único que não está conectado a outros eventos potenciais e que geralmente é causado em grande parte por fatores externos sobre os quais você pode ter pouco controle.

Recuse-se a ver um evento como permanente, abrangente ou indicativo de incompetência ou incapacidade pessoal. Você pode não ser capaz de controlar os eventos, mas pode controlar a maneira como reage a eles. Quanto mais cedo você aprender isso, mais feliz será na vida.

6. Permaneça Calmo E Objetivo

Quando você é realmente um otimista, você tem a capacidade de ser objetivo e sem emoção quando apanhado nas inevitáveis ​​tempestades da vida diária. Você pode continuar a falar consigo mesmo de maneira positiva e otimista, não importa o que esteja acontecendo em sua vida.

Isso permite que você mantenha sua mente calma, clara e completamente sob controle, apesar das circunstâncias externas. Por estar mais relaxado e consciente, você é muito mais capaz de interpretar os eventos com mais eficiência.

Assim, quando um otimista se depara com um desafio ou área de estresse, ele está muito mais bem equipado para permanecer positivo e superá-lo. Eles são capazes de manter o controle total, agir de forma proativa e não deixar que forças externas obscureçam seu julgamento.

Por outro lado, um pessimista pode ficar preso em suas emoções, levando-o a ficar com raiva, chateado e distraído. Isso faz com que eles lidem mal com os problemas, pensem irracionalmente e tornem as coisas mais difíceis do que realmente precisam, agindo de forma reativa em vez de proativamente.

Se você se sentir sobrecarregado ou com o sangue fervendo, pratique a calma nessas situações. Embora seja mais fácil falar do que fazer, manter a calma e pensar positivamente pode mudar sua vida.

7. Mantenha Um Diário De Gratidão

Fazer entradas regulares em um diário de gratidão ajuda você a se concentrar nas coisas positivas que estão ocorrendo em sua vida. Sentir-se grato faz de você uma pessoa mais feliz e otimista.

Pesquisas envolvendo pessoas que mantêm diários de gratidão mostram que elas são mais otimistas, se sentem melhor com suas vidas, se exercitam mais e fazem menos visitas ao médico.

Aumente seu pensamento positivo criando o hábito de escrever de três a cinco coisas pelas quais você é grato a cada dia. Você se tornará mais autoconsciente e verá sua perspectiva mudar para se concentrar nos aspectos positivos de sua vida, em vez de se concentrar nos negativos ou nas coisas fora de seu controle.

8. Concentre-Se Em Suas Realizações

Quando você tem responsabilidades importantes no trabalho e na família, o estresse pode levá-lo a ficar sobrecarregado com sua longa lista de tarefas. Você pode chegar ao final do dia e se perguntar como se aproximou de seus objetivos.

Uma pessoa pessimista tende a pensar mais nas coisas que não realizou. Eles se concentram mais em seus erros também.

No entanto, uma pessoa otimista vê o valor em cada passo incremental dado em direção a uma meta. Eles permanecem positivos, mantêm sua auto-estima e se concentram no que realizaram.

Então, em vez de se estressar com o que você não completou em sua lista de tarefas, faça uma lista mental ou escrita todas as noites das coisas que você realizou. Sua atitude se tornará mais positiva, o que o motivará a realizar mais em vez de se sentir sobrecarregado.

9. Dê A Si Mesmo Um Tempo Pessoal

É importante fazer uma pausa em suas responsabilidades e deveres diários. Trabalhar demais leva a uma saúde física e mental precária e a uma atitude negativa, tornando mais difícil para você ser otimista.

Programe um tempo regular em sua semana para fazer coisas que o refrescam. Ter uma solidão silenciosa lhe dá tempo para refletir, desestressar e ganhar perspectiva.

O exercício regular melhora o humor, diminui o nível de estresse, reduz as taxas de depressão e ansiedade e aumenta a autoconfiança. Faça uma caminhada diária, junte-se a uma equipe esportiva local ou exercite-se de três a cinco dias por semana.

Dedique tempo a um hobby, leia livros inspiradores ou agende um tempo com amigos próximos ou familiares. Dar a si mesmo tempo pessoal regularmente leva a um maior otimismo e felicidade.

10. Cerque-Se De Pessoas Positivas

Atitudes positivas são contagiosas. Identifique as pessoas em sua vida que você admira por seu otimismo e passe mais tempo com elas.

Observe as coisas que eles dizem, o que eles fazem e o que eles escolhem não fazer ou dizer. Você notará padrões que você pode adotar que o ajudarão a ser mais positivo também.

Um life coach pode ser uma fonte positiva de motivação. Eles podem ajudá-lo a desenvolver as habilidades necessárias para uma maior autoconfiança, autoconsciência e otimismo.

Igualmente importante é identificar as pessoas que têm uma influência negativa sobre você. Se você puder evitar esses indivíduos ou cortar os laços, faça isso. Se você não puder, como um colega de trabalho ou membro da família, encontre maneiras de minimizar sua influência sobre você. Você também pode aprender a se defender à medida que se torna mais otimista.

11. Remova As Influências Negativas

Semelhante a minimizar seu contato com pessoas negativas, livre-se de coisas que o deprimem também.

Para muitas pessoas, isso pode incluir assistir às notícias, passar tempo nas mídias sociais, ouvir música que não seja animadora ou trabalhar em um ambiente negativo. Observe como você se sente quando faz essas e outras coisas que fazem parte de sua rotina diária ou semanal. Se você se sente sobrecarregado, negativo, estressado, irritado, desanimado, autoconsciente ou qualquer outra emoção negativa, isso é uma pista para substituir essas atividades por outras positivas.

Mantenha-se positivo preenchendo seu ambiente com coisas agradáveis, edificantes e estimulantes. Decore sua casa, quarto ou escritório com cores alegres, móveis confortáveis ​​e plantas. Ouça músicas com letras positivas. Preencha seu tempo com atividades produtivas, como ser criativo, ajudar os outros e aprender novas habilidades.

 

12. Duvide De Suas Dúvidas Antes De Duvidar De Si Mesmo

Pensamentos negativos nos derrubam. Quando nutrimos pensamentos negativos, podemos nos convencer de que falharemos, mesmo que não haja evidências para apoiá-lo.

Os pensadores pessimistas estão cheios de dúvidas e sem vontade de fazer mudanças ou correr riscos que possam melhorar suas vidas. Pensadores otimistas estão cheios de esperança e se concentram nas possibilidades que a vida pode lhes trazer.

Quando você tiver pensamentos negativos, medos ou dúvidas, desafie esses pensamentos perguntando a si mesmo por que os está tendo. Eles são baseados em alguma evidência real?

Se não, transforme o pensamento em positivo. Pergunte a si mesmo “e se” algo positivo aconteceu em vez de negativo e faça disso o seu processo de pensamento.

Uma excelente maneira de manter uma perspectiva mais positiva é ler citações motivacionais diariamente. Inscreva-se em canais de mídia social que fornecem conteúdo inspirador diário, leia livros motivacionais, ouça podcasts motivacionais ou obtenha um calendário ou planejador que inclua citações motivacionais para cultivar o otimismo.

13. Encontre Soluções

Todo problema já tem uma solução esperando para ser encontrada.

Os problemas são uma parte natural da vida. Não há como escapar deles, e você não deve esperar. Ter problemas para resolver é como crescemos como indivíduos.

Quando surge um problema, em vez de reclamar ou ignorá-lo, faça um brainstorming de soluções.

Faça esforços para resolver o problema e seguir em frente. Os otimistas tendem a ser solucionadores de problemas. Quando você resolve problemas e situações negativas em vez de se debruçar sobre eles, você elimina a energia negativa que vem com eles para que você fique mais livre para ter uma visão otimista.

14. Perdoe a si mesmo sempre

Todos nós cometemos erros. Assim como ter problemas para resolver é uma parte natural do progresso na vida, cometer erros também é. A melhor maneira de lidar com um erro é aprender com ele e evitar contratempos futuros.

Os erros do passado são apenas isso, no passado. Mas se você insistir neles, você não pode deixar de lado as emoções e pensamentos negativos. Isso leva a um pensamento pessimista.

Em vez disso, aprenda com seus erros e use-os para se tornar uma pessoa melhor a partir do conhecimento que adquiriu.

Faça um esforço consciente para seguir em frente e entender que seu passado não define quem você é, as escolhas que você faz no momento presente são uma indicação melhor de quem você é como pessoa.

15. Adote Um Estilo De Vida Saudável

Estar fisicamente apto e saudável leva a uma saúde mental positiva e auto-estima.

Parte da razão para isso são os neurotransmissores que são liberados em seu corpo quando você se exercita. Eles não apenas melhoram seu humor, mas também ajudam você a dormir melhor, melhorar o aprendizado e a atenção, aumentar sua memória e atividade cerebral e bloquear a dor.

Coma alimentos saudáveis ​​para alimentar seu corpo e cérebro com os nutrientes que você precisa para funcionar no seu melhor.

Adote ainda mais um estilo de vida saudável , eliminando hábitos nocivos, como fumar, beber em excesso e dormir insuficientemente.

16. Servir Aos Outros

O serviço aos outros nos ajuda a esquecer nossos problemas ou pelo menos colocá-los em perspectiva.

Quando você está tentando ajudar alguém, automaticamente tenta ser mais otimista e ajudá-lo a ter uma perspectiva mais positiva. Ao encorajar os outros, você naturalmente cultivará o otimismo em si mesmo.

O serviço também ajuda você a se sentir melhor consigo mesmo. Pode ajudá-lo a ter padrões de pensamento mais realistas e melhorar sua autoconfiança. A energia positiva que você compartilha com os outros seguirá a lei da compensação e se espalhará para a criação de energia positiva em sua própria vida.

17. Pergunte Por Que Isso Está Acontecendo Com Você, Não Com Você

Quando você se depara com uma situação difícil, pode fazer o que muitas pessoas fazem e perguntar por que isso está acontecendo com você. No entanto, você aprenderá a ser otimista perguntando por que isso está acontecendo com você.

Mudar essa redação o ajudará a mudar sua perspectiva e a ver as bênçãos e os benefícios que podem advir de tempos difíceis, em vez de se sentir uma vítima.

Isso ajuda você a se sentir no controle, ter uma visão otimista e mudar seu pensamento para se concentrar nas oportunidades e melhorias que o desafio pode criar.

18. Concentre-Se No Que Você Pode Controlar

Há algumas coisas, no entanto, que estão fora do nosso controle. Uma doença repentina, a morte de um ente querido, a perda de um emprego ou um desastre natural não são causados ​​por nós, mas nos afetam.

Parte do poder do pensamento realista é saber o que você pode e o que não pode controlar e depois se concentrar no que pode controlar.

Listar e colocar sua energia positiva nas coisas que você pode controlar o ajudará a se sentir menos sobrecarregado. Por exemplo, você pode controlar os passos que tomará para encontrar um novo emprego, encontrar um coach ou conselheiro de vida que possa ajudá-lo a passar pelo processo de luto e seguir as ordens do seu médico para aliviar seus sintomas.

Uma coisa que você sempre pode controlar é como você reage a situações negativas e a maneira como você pensa sobre elas. Pratique como ser otimista, tendo tempo para refletir em vez de reagir. Faça um esforço consciente para escolher o pensamento positivo sobre o pensamento negativo.

19. Rir

Você já deve ter ouvido o ditado que rir é o melhor remédio, e há muita verdade nisso.

O humor é curativo, tanto para a nossa saúde mental quanto para a saúde física. Rir faz com que absorvamos mais oxigênio, o que nos relaxa. Tem um efeito positivo sobre o funcionamento do coração, livra seu corpo do cortisol, que é um hormônio do estresse e ativa o sistema de recompensa em seu cérebro.

Estudos mostram que o riso também reduz a dor, a ansiedade e a agitação. Melhora a forma como o seu cérebro funciona para tornar mais fácil adquirir as habilidades para aprender a ser um otimista. Também foi demonstrado que melhora os sintomas de condições médicas, incluindo doença de Parkinson, artrite reumatóide e esquizofrenia.

Adicione humor em sua vida diária. Isso pode começar com um simples sorriso, bem como assistir a vídeos e filmes cômicos, ler livros engraçados, ouvir diálogos bem-humorados e contar piadas de bom gosto.

Encontre humor em momentos estressantes também. Sem ofender ninguém ou ser desrespeitoso, rir de um contratempo ou em meio a um momento estressante pode deixar você e os outros à vontade e ajudá-lo a ter uma visão positiva para que possa trabalhar na solução.

Você Pode Se Tornar Mais Otimista

Agora que você tem essas estratégias sobre como ser otimista para guiá-lo, você pode começar a colocar essas ideias em prática em sua vida cotidiana.

Para melhorar ainda mais sua capacidade de pensar positivamente e ser otimista em todos os aspectos de sua vida, use meu modelo de plano de desenvolvimento pessoal . Com este modelo, você pode identificar suas áreas de oportunidade e melhorar seus sucessos, enquanto também aprende a pensar no futuro e avaliar seus objetivos de forma eficaz.

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